11 curiosidades sobre o tempo que você não sabia.

tempo

Estamos num mundo louco, corrido, tempo tem sido fator crucial para muitas coisa, pessoas dizem até que "tempo é dinheiro", outras vivem reclamando que não tem mais tempo pra nada enquanto alguns reclama que as coisas estão demorando muito e por ai vai. Foi pensando nisso que decidimos trazer para vocês algumas curiosidades sobre o tempo. 

#1 O tempo nem sempre existiu

A teoria da relatividade sugere que antes do Big Bang, 13,7 bilhões de anos, o espaço e o tempo não existiam e a matéria estava empacotada junta em uma pequena bola. Uma vez que o tempo é medido pelo movimento no espaço, não havia tempo sem o movimento do cosmo.

#2 Todo mundo diz que "o tempo voa quando está se divertindo", mas isso pode não ser verdade!

Um estudo mostrou que as pessoas se sentem como se o tempo estivesse passando mais devagar quando se ouve a música que mais gosta. Isso pode ser porque as pessoas prestam mais atenção às coisas que eles gostam, o que pode retardar a sua percepção de tempo, sendo assim você acaba pensando que o tempo de fato acelerou.

#3 Tentar regular emoção estende a nossa percepção de tempo

O tempo passa mais devagar quando lutamos contra nossos instintos.



#4 Formação cultural afeta nossa percepção do tempo

A percepção do tempo varia drasticamente em todo o mundo. Por exemplo, os americanos tendem a pensar sobre o tempo em incrementos de 5 minutos, enquanto os povos do Oriente Médio em incrementos de 15 minutos.

Isto significa que a soneca de 5 minutos americana e a soneca de 15 minutos do oriente médio são experienciadas no mesmo período de tempo.

#5 O projeto de um elevador tem muito a ver com a forma como processamos o tempo 
tempo elevador

Tempo ocioso parece passar mais lentamente do que o tempo ocupado, é por isso que muitos elevadores são espelhados, por dentro e por fora. Como quanto maior os edifícios mais alto é o tempo de espera em um elevador, os construtores começaram a instalar espelhos para dar às pessoas algo para olhar enquanto eles esperam.

#6 Quando algo parece demorar mais do que devia a culpa é do seu cérebro

Estudos de imagem cerebral mostraram que nossa percepção do tempo se estende para trás quando nossos olhos mudam de um ponto para outro. Nossos cérebros "preenchem a lacuna", criando a ilusão de um segundo alongado.

#7 Ser enganado é a melhor opção

O psicólogo Aaron Sackett revelou que superestimando quanto tempo você vai gastar fazendo uma tarefa melhora o quão agradável será após terminá-la.

É por isso que os parques temáticos gerenciam as expectativas, dando tempos superestimados de espera. Também é por esse mesmo motivo que achamos que aquele amigo que disse que voltaria em 5 minutinhos está demorando mais de 3 horas para voltar. 

#8 "Justiça" é fundamental quando se trata de tolerância de espera.

O New York Times relatou que as pessoas esperando na fila para comprar bilhetes para concertos ficaram indignados com os furadores de fila, tanto na frente e até mesmo por trás deles. Dessa forma acabaram ficando mais impaciente.


#9 Quando se trata de escolher a fila mais rápida, nossos instintos enlouquecem

Nem sempre é a fila que anda mais rápido. Geralmente é a pessoa que tem essa impressão por estar com pressa, estressada ou simplesmente por achar que merece certos privilégios de espaço e tempo. É o que os especialistas chamam de ilusão de foco: a má interpretação de um contexto e o superdimensionamento dos problemas.

#10 Talvez o tempo um dia irá ter um fim

Embora a teoria da relatividade sugira que o universo irá se expandir infinitamente, alguns físicos teóricos preveem que o tempo vai acabar dentro dos próximos 4 bilhões de anos.

#11 Segundo a teoria quântica, o menor período de tempo que pode existir é 0,0000000000000000000000000000000000000000001 segundo.

Tempo de Planck é o tempo passado sobre o Big Bang a partir do qual as implicações da teoria da relatividade geral passaram a ser válidas. Este intervalo de tempo situa-se na ordem dos 10−43 s. Para regressões menores que o tempo de Planck é necessária uma teoria quântica da gravidade para explicar os fenômenos observados. Embora separado do instante inicial por uma fração ínfima de segundo, o Tempo de Planck não se confunde com o momento do Big Bang, porque a matéria energia passou por mudanças dramáticas naqueles pedaços infinitesimais de tempo que se sucedera a ocorrência da explosão inicial, que permitiu a expansão das 3 dimensões espaciais a que estamos acostumados a viver (altura x largura x profundidade) ao longo da 'linha do tempo'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.